quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sobre um possível segundo turno

Apesar d'eu saber que esse blog possui um número quase invisível de leitores, após ter ouvido diversos comentários da mesma espécie por aí, acredito que devo comentar sobre algo relativo as eleições, mesmo não sendo eu um estudioso político ou qualquer coisa do gênero.

Muito se fala sobre Dilma ser eleita logo no primeiro turno e, sejamos francos - infelizmente -, essa situação é um tanto quanto provável. Com uma média entre 50 e 53% das intenções de voto (Ibobe, Tracking iG/Band e Datafolha) e menos de um mês para as eleições, ainda tenho tempo para alguma esperança real de um segundo turno.

O principal a ser dito aqui é sobre o que muito estou ouvindo falar em votar no Serra para a rolar o então polêmico segundo turno, já cobiçado não apenas pelos candidatos como também por - felizmente - boa parte da população. O meu problema não é em votar no Serra (não fosse a Marina, o PSDB estaria com meu voto), o que penso ser algo chato são pessoas deixando de manter alguma espécie de ideal  ou o que quer que seja, apenas visando erroneamente a oportunidade do segundo turno.

A questão é: para que ele aconteça, basta que o candidato com maior quantidade de votos não ultrapasse os 50%, ou seja, pouco importa se você votará no Serra, na Marina ou no Plínio, o que importa é não votar na Dilma. Não veria nada errado em entregar seus votos ao Serra ou a qualquer outro candidato, desde que ele possua realmente a sua intenção de voto. Até mesmo para uma questão de pesquisas posteriores, considero importante os votos dados a todo e qualquer candidato, uma porcentagem maior para Marina indica algo, bem como para o Plínio, e aos demais.

No final das contas, de quatro em quatro anos nós temos a oportunidade de mudar o rumo das coisas, e também de mostrar através de diversos indicativos onde está a tendência a ser seguida. Essas situações acontecem, obviamente, com nossos votos, portanto, sempre olhei para ele como algo mais do que integro. Vote no Serra se acredita no Serra ou no PSDB, na Marina se acredita na Marinda ou no PV ou qualquer coisa que valha, mas vote baseado no que você acredita, não em cima de uma oportunidade infundada que pode ser alcançada mantendo plenamente suas convicções.

Nenhum comentário: